Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > 2022 > artigo > CHEGADA DA CENTELHA DA PÁTRIA
Início do conteúdo da página
2022

CHEGADA DA CENTELHA DA PÁTRIA

Criado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 13h39 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 12h27

A centelha da Pátria, símbolo da Independência brasileira e da unidade nacional, foi recebida em São Gabriel na manhã desta sexta-feira, 19 de agosto, em solenidade cívico-militar promovida pela Liga de Defesa Nacional e Secretaria Municipal de Educação. A chama foi recepcionada no dia anterior no Trevo da BR 290 e instalada no quartel do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, de onde foi conduzida por um grupo de atletas das unidades militares, sendo carregada pela maratonista gabrielense Rosimere Andrade de Carvalho até a prefeitura.

A solenidade foi prestigiada por estudantes, diretores de escolas, professores, equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação, servidores municipais e representantes das autoridades militares da Guarnição Federal, além do comandante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, major Gerson Correa de Melo. O Hino Nacional foi executado pela banda do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, sob regência de Gilnei Oliveira, coordenador do Conservatório Municipal, e cantado pelos alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar.

O prefeito Lucas Menezes recebeu solenemente a chama votiva da Pátria. O representante da Liga de Defesa Nacional, Cláudio Diones Scherer, fez a oração cívica salientando a importância do patriotismo e da cidadania na celebração da data magna da Pátria, reiterando o significado do Bicentenário da Independência do Brasil.

O prefeito Lucas Menezes ressaltou que as celebrações tem um significado educativo muito importante para as futuras gerações.

Após a cerimônia o fogo simbólico foi conduzido até a 13ª Companhia de Comunicações, onde permanecerá até o dia 1º de setembro, data em que será deslocado até a Praça Fernando Abbott para o acendimento da Pira da Pátria, no Espaço Cívico Mascarenhas de Moraes, com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e de São Gabriel.

Créditos: 9º RCB.
 
“O DEVER CIMA DE TUDO”
Fim do conteúdo da página